Ensino Fundamental 2

Fundamental 2 – 6º ao 9º ano

O Fundamental 2 é um período de grandes transformações por abranger a pré adolescência e a adolescência uma fase complexa de transformações fisiológicas, psicológicas e mentais. Exige a continuidade da experiência construtivista voltada ao desenvolvimento de inteligências múltiplas aliada às metodologias ativas com uso de recursos lúdicos interativos e tecnológicos auxiliando a conquista futura ,progressiva, do estágio mais elevado das operações mentais, que é o das operações formais, quando os jovens são capazes de formular pensamentos abstratos.

Pesquisas de campo, projetos, atividades em grupos, games, gincanas de conhecimento, recursos multimídia incentivam o protagonismo juvenil apoiando o jovem que ingressa, pouco a pouco, no desenvolvimento das capacidades de reflexão, visão crítica, elaboração de hipóteses e deduções.

A ETIJ inova propondo plano personalizado a jovens que demonstrem altas habilidades, índices de imaturidade ou necessidade de revisão de conteúdos de anos anteriores. Oferece, também, plano personalizado de inclusão ou de educação especial para casos específicos de jovens que apresentem necessidades educativas especiais aliando educação- arte-terapias.

Nos Anos finais do Ensino Fundamental a intenção é de despertar a autonomia e o protagonismo dos estudantes, preparando-os para o desenvolvimento de sua inteligência emocional e o ingresso no Ensino Médio. .
Aqui no ETIJ o Fundamental 2, com formato inclusivo ou especial, irá trabalhar de forma mais complexa e abrangente conteúdos das áreas de :Linguagens – Língua Portuguesa;Lingua Inglesa; Arte (música, dança,teatro, artes visuais);Educação Física e Multimídia; Área de Matemática-Matemática;Área de Ciências da Natureza- Ciências; Área de Ciências Humanas – Geografia e História;Educação para Valores Humanos, Cidadania e Temática de Atualidades; Capacitação para o Trabalho – Oficinas de Produção Cultural e Moda.

Metodologias Ativas – Coloca o aluno como protagonista da sua aprendizagem adotando propostas interativas, lúdicas e/ou tecnológicas ( recursos lúdicos, multimídia, pesquisas de campo, gincanas de conhecimento, debates, atividades em grupos, games, estudos de caso, projetos e,também, sistematizando conhecimentos com uso de livros e materiais elaborados),

Plano Personalizado – A Escola Tempo de Infância e Juventude  respeita a diversidade e o tempo de aprender apoiando de forma especializada o adolescente que demonstra altas habilidades ou déficit, específico ou global com currículo programático ou adaptado às suas necessidades de estimulação e desenvolvimento.

Rolar para cima