A criança, a partir dos um (1) ano e 10 meses convive, brinca, participa, explora, expressa e conhece brincando e interagindo com mundo ao seu redor.
A proposta construtivista da ETIJ trabalha a aprendizagem pela descoberta promovendo experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações, em sintonia com os princípios da BNCC.
Desta forma, a criança vive a interação com seus colegas e com educador, mediador e estimulador das experiências. Do maternal 1 ao pré 2 muitas serão as aquisições psicomotoras, cognitivas ( pensamento lingüístico, matemático, espaço-temporal, científico, artístico, tecnológico) e sociais (autocuidado, valores humanos e cidadania).
Desta forma, que iremos desenvolver na Educação Infantil com a exploração dos diferentes campos de experiência as estruturas, habilidades e competências que serão importantes ao longo de toda a vida.